Os 30 melhores filmes de guerra para assistir em casa

Não há nada mais emocionante do que assistir um bom filme de guerra no conforto e segurança do seu lar!
E a Top Maiz criou a lista dos 30 melhores filmes para você poder assistir e se divertir com sua família e amigos!

Alguns filmes contam histórias verídicas que emocionam e inspiram, pois foram pessoas guerreiras que lutaram pelo país. Você pode assistir a todos esses filmes na internet a hora que você quiser.

Prepare a sua pipoca, chame os amigos e os filhos, escolha qual você irá assistir primeiro ou veja um por um da nossa super lista, bom divertimento!

30º – A Conquista da Honra

30º - A Conquista da Honra
30º – A Conquista da Honra

O quanto de fato sabemos sobre uma guerra? Para ampliar nossa visão sobre o assunto, o filme americano A Conquista da Honra, lançado em 2006, conta um pouco sobre as estratégias de bastidores que são tão importantes quanto as frentes de batalha.

Estrelado por grandes nomes do cinema como Paul Walker, Neal McDonough e Jamie Bell. O filme apresenta a importância das ações de marketing para angariar fundos que servirão para o financiamento das tropas, compra de munição e outros armamentos. O filme é dirigido pelo lendário Clint Eastwood o homem dos filmes de ação.

Uma curiosidade é que o filme conta com imagens reais de alguns fuzileiros da marinha americana, que são fotografados ao hastearem a Bandeira dos Estados Unidos. As fotos foram durante a Batalha de Iwo Jima (1945), eles se tornaram símbolos de heroísmo e esperança que alavancaram as arrecadações de recursos.

O filme conta uma das guerras mais violentas pela posse da ilha de Iwo Jima, muitos do que seguravam a bandeira que se imortalizou com a fotografia não ficaram sabendo que isso aconteceria pois morreram em batalha. O filme rendeu uma bilheteria de quase 66 milhões de dólares.

As cenas da turnê de arrecadação se intercalam com as dramáticas de batalha, desconstruindo o glamour em torno dos heróis. Apresentando o constrangimento pela representação, e o verdadeiro sentimento que os moviam: Lutar pelos amigos e homens que estavam ao seu lado.

E como toda história tem dois lados, vale enriquecer essa experiência assistindo um segundo filme do mesmo diretor, que a conta a história a partir do ponto de vista dos japoneses, esse filme se chama Cartas de Iwo Jima.

29º – A Espiã

29º - A Espiã
29º – A Espiã

 

Lançado em janeiro de 2008, estre drama de guerra narra a história de uma mulher judia, cantora, que em meio à segunda guerra mundial, ao sobreviver a um ataque ao seu esconderijo, foi convencida a fugir e embarcar em uma grande armadilha. Mas na verdade, essa rota de fuga era uma grande armadilha para judeus com posses.

A embarcação foi interceptada por tropas nazistas que mataram todos a bordo. Exceto a esperta Rachel, vivida pela atriz Clarice Van Houten, que conseguiu escapar ao saltar na água e ainda observar a operação de saque aos cadáveres e que infelizmente incluía seus familiares.

Para continuar sua jornada de sobrevivência, ela assume a identidade de uma mulher que havia morrido, e que tem o caixão levado a uma associação do movimento de resistência, comandada pelo clandestino Guerben Kuiper que é interpretado pelo ator Derek Lint.

Ao ter seu filho sequestrado, o líder da resistência convence Rachel, que havia mudado de aparência e se assemelhava a uma beldade ariana. Sua missão seria a de se aventurar como espiã e tentar seduzir o comandante alemão para poder resgatar o menino.

Ela assume o papel da espiã Ellis de Vries e consegue seduzir o oficial alemão enquanto dá cobertura ao plano da resistência para a libertação dos prisioneiros. Porém o que ela não esperava era que iria acabar caindo em sua própria emboscada, se apaixonando pelo nazista.

Em meio a sua vida dupla, descobre que sua família foi mais uma vítima de um grande esquema de traição. Com a descoberta terá que decidir de que lado ela está.

Dirigido por Paul Verhoeven, com bilheteria de 235,7 milhões de dólares o filme conta o desfecho desta grande desventura.

28º – Tropas Estelares

28º - Tropas Estelares
28º – Tropas Estelares

Com a direção de Paul Verhoeven, o filme Tropas estrelares nos leva há um futuro fictício, onde os insetos alienígenas tentam eliminar a raça humana, desviando asteroides de seu sistema solar e os enviando para diretamente para a Terra.

Ao subestimar os insetos, vários locais foram devastados e o número de mortos só aumentava. Com isso a Federação, um tipo organização das forças armadas mundial, organizou ofensivas contra estes invasores em seu planeta.

De modo a reforçar à tropa que diariamente era desfalcada em combate, a Federação prega o alistamento como conceito de cidadania. O que desperta nos jovens o desejo de se engajarem nos combates.

Durante a guerra interplanetária, os protagonistas acabaram de se formar na escola decidem se alistar. São eles:

  • Carmen (Denize Richards)
  • E Seu namorado Johnny Rico (Casper Van Dien)
  • E Seu amigo Carl (Neil Patrick Harris).

Dentro das forças armadas eles seguem caminhos diferentes, cada um escolheu o que mais lhe agradava, respectivamente ela era Piloto, seu namorado era da Infantaria Móvel e seu amigo Carl do planejamento estratégico.

O filme tem um fundo de sátira ao militarismo e teve uma bilheteria de 121,2 milhões de dólares.

Em meio às batalhas, a dedicação dos militares só aumenta. As estratégias vão sendo aprimoradas, e o exército humano segue determinado a garantir a sobrevivência da espécie humana.

É lógico que sem perder um desenrolar do romance entre os protagonistas, que mesmo seguindo caminhos diferentes não desistem um do outro.

27º – Megan Leavey

27º - Megan Leavey
27º – Megan Leavey

Dirigido por Gabriela Cowperwaite, o drama conta a emocionante história baseada em fatos reais, da fuzileira naval Megan Leavey (Kate Mara), especialista em adestramento de cães.

Ela é enviada ao Iraque com Rex, seu parceiro canino. Porém durante o combate, ambos foram feridos durante a explosão de um dispositivo e consequentemente Megan foi afastada.

Depois de seu retorno, Leavey é premiada e reconhecida pelo seu heroísmo e bravura em combate. Quando foi aposentada decidiu adotar Rex, mas precisaria aguardar o encerramento de seus serviços militares.

Com o vínculo fortalecido pelas dificuldades das batalhas, a instrutora esperava o término deste prazo para iniciar o processo. Até que devido às sequelas de uma paralisia facial, o cão, inapto ao combate foi destinado à eutanásia.

Ciente da situação, a ex-combatente luta com todas as forças para impedir o procedimento e ganhar a guarda definitiva de seu antigo companheiro.

O desenrolar desta história você encontra neste filme bibliográfico, que foi lançado em 2017, e levou uma bilheteria razoável de 14,5 milhões de dólares.

Atuando com a Kate Mara, temos outros nomes interessantes como: Edie Falco (Jackie Leavey, mãe de Megan), Bradley Whitford (Bob) e Tom Felton (Andrew Dean).

E para fechar a homenagem com chave de ouro, a trama recebe a participação especial emocionante da própria heroína como a instrutora Drill.

26º – Michael Collins – O Preço da Liberdade

26º - Michael Collins – O Preço da Liberdade
26º – Michael Collins – O Preço da Liberdade

Dirigido e roteirizado por Neil Jordan, a produção foi lançada em 1996. Conquistando prêmios como o Oscar e Festival de Veneza no ano seguinte (1997).

O filme baseado na bibliografia de Michael Collins e conta a história desse Irlandês patriota. Ele em meio de protestos e confrontos constantes, tornou-se líder na luta contra a dominação Inglesa em seu País.

Os Britânicos, em sua maioria protestante, defendiam o território como parte do Reino Unido, e os Irlandeses Católicos desejavam a independência.

Após anos de submissão, Collins vivido pelo famoso ator Liam Neeson, à frente de uma manifestação em prol da liberdade Irlandesa é preso. Contudo não desiste de se rebelar e continuar a sua luta.

Ao se libertar, ele se organiza com participantes em um grupo armado, criando o Exército Republicano Irlandês (IRA). Eles realizaram e ficaram famosos por causa de grandes ataques terroristas aos militares ingleses.

O movimento republicano ganhou a atenção e a simpatia do mundo. E em meio aos atentados, os aliados políticos do IRA selaram o primeiro acordo de paz entre os dois países e então foi fundada a Irlanda do Norte.

A trama ainda conta com astros como Julia Roberts e Aidan Quinn, cujos personagens vivem um triângulo amoroso com o protagonista. Além deles Alan Rickman e Stephen Rea estão no filme. O filme alcançou uma bilheteria de 27,5 milhões de dólares.

25 º – Tempo de glória

25 º - Tempo de glória
25 º – Tempo de glória

Em 1989 foi lançado este drama de guerra, realizado por Edward Zwick, sendo que o roteiro foi escrito a partir de cartas pessoais, fotos e livros sobre a época e histórias de guerras.

Conta a história do heroico primeiro batalhão negro a defender os Estados Unidos em uma guerra e todas as dificuldades que tiveram até conquistarem a liberdade da inclusão de negros no exército.

Tudo começa quando em meio à guerra, é oferecido a Robert Shaw, o posto de coronel do 54º Massachusetts Volunteers Infantry. Porém, esse batalhão era composto por apenas americanos negros, o que acabou testando as convicções de Shaw como abolicionista.

Um dos personagens marcantes é Trip, um escravo foragido que junto com os outros, se uni voluntariamente ao batalhão para serem soldados.

Depois de um treinamento rígido, o batalhão está pronto para a luta. Mas por serem negros e considerados inferiores, sofrem com o preconceito dentro do exército e somente recebem trabalhos, salários e alojamentos inferiores a dos soldados brancos.

Apesar disso e do risco de vida, não abandonam a guerra e avançam até ao campo de batalha onde durante uma batalha sangrenta, mostram com bravura sua coragem e heroísmo.

Em termos de bilheteria, o filme arrecadou 26,8 milhões de dólares dos 18 milhões investidos.

No entanto, foram 5 indicações ao Oscar, tendo vencido 3. Vencerem também outros prêmios como os:

  • Globo de Ouro
  • Film Critics Kansas City Circle

O sucesso do filme, foi garantido também pelo elenco composto por atores de peso, como por exemplo:

  • Mathew Broderick (Shaw)
  • Denzel Washington (Trip)
  • Morgan Freeman.

Vale ressaltar que Denzel Washington arrebatou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante que elevou sua carreira para outro patamar.

Aclamado pela crítica, o filme é elogiado por sua representação realista da época e das batalhas nos aspectos técnicos, que lhe rendeu o oscar de Melhor Fotografias e Som.

24º – Fomos soldados

24º - Fomos soldados
24º – Fomos soldados

Um filme de guerra realizado por Randall Wallace e lançado em 2002, adaptado do livro “We Were Soldiers Once… And Young”.

O filme é uma biografia do Tenente Coronel Hal Moore, ajudado pelo jornalista Joseph Galloway.

O drama conta a história do Tenente Coronel Hal Moore que chega ao Vietnam e lidera 400 soldados. Em uma das batalhas que veio a ser uma das mais sangrentas da história americana e a primeira na Guerra do Vietnã.

O filme retrata 3 dias de batalha infernal onde foram cercados por 2000 vietnamitas no que veio a ser chamado Vale da Morte.

Além disso, o filme explora a humanização dos soldados tratando-os não apenas como máquinas de guerra mas como maridos, pais e filhos.

E por outro lado, mostra como a guerra sacrifica não só os soldados mas também afeta as famílias deles que sofrem com a ansiedade e principalmente, com a morte deles.

Estrelado por Mel Gibson que interpreta Hal Moore coadjuvado por Sam Elliott, Madeleine Stowe, Greg Kinnear e Barry Pepper entre outros.

23º – Um estado de liberdade

23º - Um estado de liberdade
23º – Um estado de liberdade

Lançado em 2016, este drama baseado na vida de Newton Knight foi realizado por Gary Ross, adaptado do livro de Victoria Bynum e conta com o fundo histórico de 1862 durante a Guerra Civil.

O filme conta a história de Knight, um fazendeiro que era enfermeiro do exército mas que desertou após a morte do sobrinho, sendo então ameaçado de morte.

Como desertor, Knight se refugia nos pântanos ao mesmo tempo que se transforma em um defensor de mulheres e crianças vítimas de soldados saqueadores da confederação.

Lá no pântano, ele é acolhido por escravos foragidos e começa um romance com Rachel, uma escrava médica, apesar de o relacionamento ser repudiado pela sociedade devido à segregação racial.

Este grupo de escravos foragidos cresce até se tornar num pequeno exército que inclui fazendeiros oprimidos e conquistam várias cidades com o quartel-general em Jones, originando o nascimento do Estado Livre de Jones.

O Estado de Liberdade tinha leis próprias que condenavam a extorsão, exploração e promoviam a liberdade e igualdade entre todos. O orçamento de 50 milhões de dólares gerou apenas 25 milhões de bilheteria.

No entanto, críticas positivas foram feitas aos figurinos, cenários e fotografias e as negativas ficaram por conta falta de profundidade do filme.

Mas apesar das críticas negativas, o filme recebeu uma indicação no Bandung Film Festival for Imported Film.

Elogiado pela excelente atuação no filme, Matthew McCognaughey personifica Newton e é coadjuvado por Gugu Mbatha-Raw, Mahershala Ali, Keri Russell e outros.

22º – Código de guerra

22º - Código de guerra
22º – Código de guerra

Filme de guerra lançado em 2002, dirigido por John Woo. Este filme relata acontecimentos de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, em que os Estados Unidos lutavam contra o Japão e sobre o código especial que foi criado.

Soldados índios foram recrutados e treinados pois o código baseado era na língua dos índios navajos para que não fosse decifrado pelos japoneses.

O sargento Joe Enders foi encarregado de proteger um dos soldados índios que era o código, Ben Yahzee, mesmo que fosse necessário matá-lo para que não fosse capturado pelo inimigo.

Estrelado por Nicholas Cage (Joe Enders), o filme conta com as atuações de Adam Beach, Christian Slater, Peter Stormare, Mark Ruffalo e outros.

As críticas negativas recaíram sobre a superficialidade do enredo, mas as positivas ressaltam sobre a excelente atuação de Nicholas Cage, um ator de premiado com Oscar de Melhor ator

Nicholas Cage também é famoso pelos filmes Motoqueiro Fantasma e A Outra Face. Mark Ruffalo famoso pelo personagem Hulk do Universo da Marvel e pela sequência de Truque de Mestre.

No entanto, isso não salvou o filme do baixo retorno em bilheteria sendo que dos 115 milhões de dólares investidos, foram arrecadados apenas 77,6 milhões.

21º Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down)

21º Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down)
21º Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down)

Este filme de ação de Ridley Scott, foi lançado em 2001 adaptado do livro Philadelphia Enquirer de Mark Bowden.

O enredo conta a reviravolta de uma aparente simples missão de captura de 30 minutos que se transforma em massacre de americanos e somalis.

Em 1993, os Estados Unidos enviaram comida e ajuda humanitária à Somália pois a população morria de fome. Além disso, os americanos pretendiam capturar também dois chefes de milícia que fomentavam a guerra civil no país.

No entanto, os helicópteros foram abatidos e a inicia-se uma corrida para salvar todos e uma autêntica luta de sobrevivência que dura 15 horas e resulta em 18 americanos mortos e 1000 somalis.

No elenco, encontramos Josh Hartnett, Eric Bana, Ewan MacGregor, Orlando Bloom (o Legolas na trilogia do Senhor dos Anéis). Will Turner de Piratas das Caribes.

Aclamado pela crítica, o filme foi contemplado com dois Oscar, o de melhor mixagem de Som e melhor montagem, além do prêmio Golden Reel Award: Best Sound Effects e Foley in a Feature Film.

Estes prêmios compensaram todo esforço, e o valor investido de 92 milhões de dólares resulta em uns incríveis 173 milhões em bilheteria, ficando em primeiro lugar no seu lançamento nos Estados Unidos.

20º – Lágrimas do sol

20º - Lágrimas do sol
20º – Lágrimas do sol

O filme se passa em torno do Tenente A.K Waters, que tem a missão de fazer o resgate da médica missionária Lena Hendricks, na Nigéria.

O cenário do país não é um dos melhores que se encontra em plena Guerra Civil e em meio a situação caótica a doutora acaba impondo ao tenente que seus soldados ajudem a levar os outros refugiados.

Waters acaba ignorando parte da missão colocando suas vidas em risco, e cedendo ao pedido da doutora. O que não se esperava é que um dos refugiados estaria envolvido com a milícia rebelde nigeriana, dando início a trama.

O filme teve seu lançamento em 2003, e conta com a presença dos atores Bruce Willis (A.K Waters), Monica Belucci (Lena Hendricks) e Cole Hauser (Atkins).

Lágrimas do Sol retrata bem o cenário de caos vivido na Nigéria durante a Guerra Civil, desde a escassez de alimentos e a fome, à bruta violência utilizada pelos líderes e soldados da milícia nigeriana. E é claro, muitas explosões, tiros e adrenalina também estão presentes nas cenas.

Com uma média de 80% de aprovação dada pelo público, deixa claro que os espectadores não se decepcionaram com a produção cinematográfica, e a performance de Bruce Willis.

Ao final de Lágrimas do Sol, a frase de Edmund Burke, finaliza com chave de ouro essa produção e deixa uma reflexão aos seus espectadores.

19º – Cartas de Iwo Jima

19º - Cartas de Iwo Jima
19º – Cartas de Iwo Jima

Tadamichi Kuribayashi é um general que faz parte do exército imperial japonês, este é chamado para liderar um ponto específico e de extrema importância para o exército americano: a ilha de Iwo Jima.

Diferente do cenário americano, o exército japonês não possui recursos tecnológicos a altura de seu inimigo, o que acaba os deixando em desvantagem.

O general, com enorme prestígio e conhecimento sobre o exército americano, desenvolve uma estratégia que consiste em infiltrar seus soldados em túneis para que tenham vantagens sobre os invasores, porém o sucesso de seu plano é bastante questionado entre os oficiais.

O filme foi lançado em 2007, e entre os atores estão Ken Watanabe (General Tadamichi Kuribayashi), Tsuyoshi Ihara (Baron Nishi) e Kazunari Ninomyia (Saigo).

A história se passa em fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, onde as cartas de Iwo Jima retratam a guerra pelo ponto de vista do exército japonês, com suas estratégias táticas e derrotas

Não é à toa que o filme teve destaque. Com a aprovação de mais de 85% do púbico, o filme Cartas de Iwo Jima leva ao o espectador a imparcialidade quanto aos dois lados da guerra, retratando apenas a essência dos acontecimentos.

A imparcialidade também pode ser vista em A Conquista da Honra, onde mostra a batalha, porém do ponto de vista americano. Isso faz com que tanto Cartas de Iwo Jima, quanto A Conquista da Honra, sejam obras excepcionais do aclamado produtor Clint Eastwood.

18º – O Gladiador

18º - O Gladiador
18º – O Gladiador

O filme conta a história de Maximus, um general romano que serve a seu imperador Marcus Aurelius. Com a velhice, o imperador decide deixar o trono ao seu fiel general. Um dos filhos, Commodus, não concorda com a decisão, e acaba assassinando o próprio pai, para assim assumir o trono.

Agora, com poder, Commodus dá ordens para que matem Maximus e sua família. Este por sua vez consegue fugir da morte, porém acaba sendo preso e levado como escravo e usado como parte do entretenimento, lutando como gladiador.

A trama da história começa quando suas habilidades como gladiador, impressionam a Commodus, o que os deixam frente a frente.

Produzido no ano de 2000, e com grande aceitação do público, O Gladiador teve uma média de aceitação de 88%. No elenco temos a presença de: Russell Crowe (Maximus), Joaquin Phoenix (Commodus) e Richard Harris (Marcus Aurelius).

O Gladiador retrata o ano de 180 d.C., data em que Roma buscava acabar com os conflitos a fim de evitar invasões dos bárbaros germânicos, porém não há veracidade histórica sobre o assassinato de Marcus Aurelius.

Por outro lado, o filme possui um enredo cheio de ação. A temática da época e trilha sonora juntas causam uma boa imersão na história que abordam grandes questões do antigo Império Romano.

Vale lembrar que O Gladiador ganhou ao todo 5 óscares, sendo o principal, de melhor filme.

17º – Um ato de Liberdade

17º - Um ato de Liberdade
17º – Um ato de Liberdade

Durante a Segunda Guerra, os irmãos judeus Tuvia, Zus e Asael, após seus pais serem cruelmente assassinados por soldados alemães, optam pelo refúgio em uma floresta para salvarem a própria pele.

A princípio, os irmãos buscam pela sobrevivência. Até descobrirem que não eram os únicos a usarem as matas como abrigo.

Com o tempo, milhares de pessoas se juntam aos irmãos e se movem junto a eles com a intenção de, finalmente, encontrar a tão desejada liberdade.

Lançado ao final 2008, Um ato de Liberdade conta com os atores Daniel Craig (Tuvia), Liev Schreiber (Zus) e Jamie Bell (Asael).

Como um símbolo de resistência, a história que é baseada em fatos reais retrata uma parte do medo, sofrimento e ódio vividos na época.

As estratégias utilizadas e cada decisão tomada, se tornam decisivos para a sobrevivência do grupo e a discordância entre os irmãos sobre como liderá-lo, acaba deixando a trama ainda mais interessante.

Com boa aprovação dos espectadores e com uma média de 70% de aprovação, Um ato de Liberdade, não se trata de mais um filme na lista da Segunda Guerra Mundial, é, acima de tudo, uma obra que demonstra um grande ato não só de liberdade, mas também de coragem, luta e perseverança.

16º – Glória Feita de Sangue

16º - Glória Feita de Sangue
16º – Glória Feita de Sangue

O filme se passa em plena Primeira Guerra Mundial, onde o general francês Paul Mireau, dá ordens para que o batalhão de coronel Dax cumpra uma missão extremamente arriscada que põe a vida de grande parte dos soldados em risco.

A impossibilidade de sucesso da missão dada pelo general, acaba, de fato, levando a morte de muitos dos combatentes. A ordem, claramente foi tida como suicida por eles.

Acusado de covardia pelo restante dos soldados, Mireau, influenciado a tomar essa decisão pelo general Broulard, leva três deles, escolhidos de forma aleatória, a serem julgados pela corte, para que, sirvam de exemplo aos soldados que permaneciam vivos.

Dax, que anteriormente fora advogado, pede para fazer a defesa dos soldados, porém, a esperança de justiça parece não dar sinal.

Entre os atores que protagonizam a obra Glória Feita de Sangue, estão: George Macready (General Paul Mireau), Kirk Douglas (Coronel Dax) e Adolphe Menjou (General George Macready)

Com a aprovação de mais de 87% do público, Glória Feita de Sangue foi produzido em 1957 e é um filme aclamado pela crítica, considerado uma verdadeira obra-prima e de extrema importância por mostrar a injustiça e a clara imagem de covardia presente no cenário caótico e repulsivo da guerra.

15º – Jogos vorazes: a esperança – o final

15º - Jogos vorazes: a esperança – o final
15º – Jogos vorazes: a esperança – o final

A continuação da saga jogos vorazes começa com Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence).

E a principal protagonista da guerra contra as autoridades que mantinham presas diversas pessoas em uma realidade de jogo de vídeo game 3D.

Atônita e chocada sem acreditar que seu companheiro de guerra e affair, se voltou contra ela. Mas a maneira que ele fala diante de câmeras para toda a região ver, não surte efeito de convencimento.

E katniss desconfia que, Petta (Josh Hutcherson) está sendo manipulado mortalmente pelo sistema. Que com mãos de ferro, oprime cegamente.

Entre apresentações de palco e fases de jogos perigosos intermináveis. Tenta abafar a obstinação da heroína em ver o povo livre das mãos perversas.

Dos donos do jogo, que se divertem as custas do sofrimento e morte de pessoas de carne e osso. Apoiada pela presidente Coin (Julianne Moore), Katniss convencer os moradores.

A se rebelarem contra o sistema Mas isso é apenas o início da batalha final pois seus planos de redenção incluem lutar ao lado de sua equipe fiel

  • Lançamento: 2015
  • Atores principais: Katniss Everdeen e Josh Hutcherson
  • Bilheteria: 4.405.263 telespectadores
  • Crítica: não tão bem aceito como os anteriores, mas tem suas compensações

14º – O patriota

14º - O patriota
14º – O patriota

O Filme conta a dura batalha que Benjamin Martin que é obrigado a enfrentar, para lavar sua honra.

Depois que seu filho ser morto pelo mesmo exército britânico que ele já havia vencido.

O veterano de guerra, Benjamin Martin (Mel Gibson) após voltar da batalha dos estados unidos contra os britânicos, resolve se aposentar.

Do sangue, rifles e facas para se dedicar a sua fazenda e filhos. É convocado a lutar novamente, se recusa.

Até um certo dia, os britânicos invadem sua casa e matam a sangue frio, um de seus filhos. Indignado e cego por vingança ele retoma seu caráter patriótico.

E guerreiro para vingar a sua morte. O desenrolar da trama, tem confrontos políticos que acabam por mesclar os sentimentos de Benjamin.

Acompanhado de seu filho Gabriel Martin, ele luta ora pela pátria, ora pelo filho morto. Com uma sequência de acontecimentos determinantes e atitudes extremas.

Aa trama revela um personagem forte, lutando por um objetivo maior e ao mesmo tempo, sensível.

Com tristeza de uma perda irreparável, pronta a espera da vingança derradeira.

  • Lançamento: 2000
  • Atores principais: Mel Gibson e Heath Ledger
  • Crítica: excelente filme com enredo, história de personagens e cenas emocionantes

13º – O império do sol

13º - O império do sol
13º – O império do sol

O filme narra a história de Jamie Graham (Christian Bale), um garoto de onze anos que vivia em segurança e tranquilidade na China. Um dia, o Japão invade a China e na confusão de todos fugindo, Jamie perde-se dos seus pais.

Desde então, seu céu vira inferno e a inocência foi arrancada de si em um campo de concentração para onde foi levado. Para sobreviver nesse mundo paralelo, Jami toma a decisão de ser articulado e se torna um negociador nato.

Japoneses bombardeiam o campo de concentração ao lado de onde Jamie estava preso. Os guardas atacam os prisioneiros do campo e na sequência avançam para a enfermaria.

Mas o médico, compadecido por seus doentes, enfrenta os algozes que, só não o matam porque Jamie aparece e o salva. A vitória eminente dos ocidentais causa tumulto e alvoroço entre os prisioneiros.

Que são transferidos para o norte onde imaginam haver alimentos. Acompanhado de sua protetora, o garoto segue rumo ao norte.

Mas a moça morre e o filme termina com a explosão das bombas atômicas e Jamie sendo encontrado por seus pais em um orfanato para crianças ocidentais.

  • Lançamento: 1985
  • Atores principais: John Malkovich e Christian Bale
  • Crítica: aclamado por seu enredo e vida dos personagens

12º – 300

12º - 300
12º – 300

Conta a história da guerra em Termópilas, onde o rei Esparta Leonidas (Gerard Butler) Luta até a morte para defender a região de Esparta.

Com preparo físico e mental de quem nasceu programado para guerrear, Leonidas está preparado, foi treinado desde criança.

No decorrer do filme um narrador conta, em mínimos detalhes, a vida de Leonidas desde sua adolescência.

Passando rápido por momentos íntimos com sua esposa e focando o ponto central no confronto com os inimigos.

Até chegar na presença do principal inimigo, Xerxes interpretado pelo brasileiro Rodrigo Santoro, o rei da Pérsia.

O rei Leonidas, recebe uma notícia de que Xerxes quer conquista sua terra. Imediatamente, tratou de preparar uma tropa com 300 homens guerreiros para atacá-lo antes.

Mas uma situação singular, atrapalha momentaneamente seus planos, era tempo da festa religiosa da Carmélia, e por tradição, não poderia lutar de forma alguma.

Leonidas avisa sua esposa com aparente normalidade que vai dar um passeio e acaba indo de encontro a Xerxes, vencendo a batalha e morrendo como um mártir.

  • Lançamento: 2006
  • Atores principais: Gerard Butler e Rodrigo Santoro
  • Bilheteria: 2.724.241 telespectadores
  • Crítica: excelente para a adaptação de uma história em quadrinhos, recebeu inclusive vários prêmios

11º – Cavalo de Guerra

11º - Cavalo de Guerra
11º – Cavalo de Guerra

Drama de guerra realizado por Steven Spielberg, lançado no final de 2011, adaptado de uma obra infantil com o mesmo nome de Michael Morpugo.

Este filme conta a bonita história de amizade entre o cavalo Joey e o seu dono Albert Narracott.

No entanto, são afastados um do outro quando o cavalo é vendido a um oficial do Exército inglês pelo pai de Albert, durante a Primeira Guerra Mundial e assim Joey se torna em um cavalo de guerra.

À medida que passa de mão em mão em meio aos horrores da guerra, o valente cavalo inspira pessoas e vidas ao mesmo tempo que lida com as saudades que sente do seu dono.

Enquanto isso, Albert, não mede esforços para tê-lo de volta se alista no exército começando uma jornada perigosa e intensa que culmina no reencontro emocionante dos dois.

Com um orçamento de 66 milhões de dólares americanos, o filme arrecadou 117,6 milhões de bilheteria, recebendo no total 6 nomeações para o Oscar, 2 Globos de Ouro e 5 Prêmios BAFTA.

No elenco encontramos Jeremy Irvine, Tom Hiddleston, Emily Watson, e Benedict Cumberbatch.

Sendo que Tom Hiddleston e Benedict Cumberbatch são conhecidos por seus personagens Loki e Dr. Estranho respectivamente, na Marvel.

10º – Sniper Americano

10º - Sniper Americano
10º – Sniper Americano

Este drama de guerra lançado em 2014, realizado por Clint Eastwood foi adaptado do livro American Sniper: Autobiography of the Most Lethal Sniper in USA Military History de Laura Hillenbrand.

A narrativa conta a história de Chris Kyle que influenciado por seu pai pelo espírito de heroísmo americano, entra para o exército logo após os atentados de 11 de Setembro.

Sua performance perfeita garante-lhe um lugar nas forças de operações especiais americanas “Navy Seal” onde prestava apoio aos seus colegas como atirador.

Sendo um atirador exímio e devido à sua precisão, Chris Kyle abateu 255 soldados inimigos, embora apenas 156 mortes foram confirmadas pelo Pentágono.

De volta à casa e a sua família, Chris não consegue desligar-se da guerra mesmo longe dos campos de batalha.

O sucesso do filme foi garantido pela excelente interpretação de Bradley Cooper como Chris Kyle, coadjuvado por Sienna Miller, Luke Grimes, Kyle Gallner entre outros.

Como resultado, o filme bateu recorde de bilheteria sendo o filme de guerra que mais arrecadou com o total de 547,3 milhões de dólares.

Embora a maior parte das críticas foram positivas, críticas negativas não faltaram principalmente as relativas à autenticidade da história e a moralidade do homenageado.

9º – O Invencível

9º - O Invencível
9º – O Invencível

O Invencível é um drama emocionante de superação, realizado por Angeline Jolie, baseado na no livro com a biografia de Louis Zamperini e lançado em 2014.

Este drama conta a história do atleta olímpico americano Louis Zamperini que depois de sofrer um acidente de viação, durante a Segunda Guerra Mundial fica à deriva no oceano durante 47 dias com mais dois companheiros.

Após sofrer fome, sede e ataques de tubarões, são resgatados mas pelas forças japonesas que os mantêm como prisioneiros de guerra e são levados para vários campos sob as condições mais precárias possíveis.

Para piorar, Louis cai na antipatia de um dos seus captores que lhe administra torturas para quebrar sua vontade e o seu espírito.

Finalmente, a guerra acaba e ele e outros prisioneiros são libertados e Louis é levado de volta aos Estados Unidos e recebido com honras.

Mas o mais incrível mesmo é que Louis perdoou os seus captores e torturadores quando os reencontrou algum tempo depois.

Estrelado por Jack O’Connell no papel de Louis Zamperini, numa actuação incrível que lhe rendeu uma indicação ao Empire Award de Melhor Novato, coadjuvado por Takamasa Ishihara, Domhnall Gleeson, e Garret Hedland.

Dos 65 milhões gastos no orçamento do filme, foram arrecadados uns incríveis 163,4 milhões de dólares de bilheteria sendo que ficou em primeiro lugar no dia de sua estreia.

Todo esse sucesso se traduziu em 3 indicações para o Oscar, nomeadamente: Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

Além destas, o filme também recebeu indicações como 3 Critics Choices Award, que são:

  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Filme e Melhor Diretor; e um ADG Awards de Melhor Design de Época.

No entanto, todos estes reconhecimentos não livraram o filme de críticas mais duras como o destaque excessivo ao personagem principal e a falta de profundidade nos personagens coadjuvantes.

8º – O Grande Herói

8º - O Grande Herói
8º – O Grande Herói

Em 2013, Peter Berg surge com O Grande Herói, uma história de sobrevivência baseada em fatos reais do livro Marcus Luttrell.

O ano é 2005 e Marcus Lutrell, é um oficial da marinha americana integrante de um grupo de total 4 membros que faziam parte da operação Asas Vermelhas.

Essa operação consistia em neutralizar qualquer ameaça que surgisse no Afeganistão, principalmente os afetos à Bin Laden e assim atentar contra a estabilidade do país.

E nessa missão em particular, o alvo era Amahd Sha. Porém, as coisas não saíram conforme o planejado porque uma emboscada da Al Qaeda culminou com a morte dos 3 companheiros de Luttrell e da equipa de resgate.

Ferido, Marcus, o único sobrevivente, é resgatado com o apoio da população local e torna-se assim no Grande Herói.

Com um elenco de luxo, indicado inclusive ao SAG Awards Melhor Elenco, encontramos Mark Wahlberg no papel principal que com sua incrível atuação, foi indicado ao prêmio de Melhor Ator de Ação, ao lado de Kitsch, Emile Hirsch, Ben Foster e Eric Bang como coadjuvantes.

Como não podia deixar de ser, uma super produção como este filme foi escolhido como um dos melhores filmes de 2013 pela National Board of Review e foi indicado também ao Critics Choice Awards de Melhor Filme de ação.

Também estava entre as opções do prêmio Satelite Awards na categoria de Melhor Roupeiro.

Além dos prêmios, todo esse sucesso se refletiu nas arrecadações do filme sendo que apavesar dos 40 milhões de dólares, obteve-se 154,8 milhões de bilheteria.

No entanto, críticas foram direcionadas ao exagerado patriotismo e exaltação do exército americano em toda narrativa.

7º – Beasts of No Nation

7º - Beasts of No Nation
7º – Beasts of No Nation

Este filme marcado realizado por Cary Fukunaga foi adaptado do romance do nigeriano Uzodinma Iwela e lançado em 2015.

O primeiro longa-metragem da Netflix, conta a história de Agu, um jovem que viveu cedo demais os horrores da guerra da pior forma.

Após se instalar uma guerra no seu país, Agu fica com o seu pai e irmão na aldeia enquanto o restante da família se refugia em outro país.

A aldeia é invadida e seu pai e irmão são mortos. Agu foge para a selva e se junta a um grupo de rebeldes liderado por um comandante que o ensina a lutar e o transforma numa autêntica máquina de guerra.

Depois de todas atrocidades que vivencia e causa, o grupo de rebeldes é desmantelado e Agu é enviado para uma escola missionária onde é atormentado por lembranças do horror da guerra.

No elenco encontramos o grande ator Idris Elba que está no papel de comandante da facção. Abraham Attah como o protagonista Agu, Grace Nortey, David Dontoh e Opeyemi Fagbohungbe.

Logo na sua estreia o filme ganhou o prêmio Marcello Mastroianni na 2ª Edição do Festival de Veneza e está disponível desde 16 de Outubro de 2015.

Elogiado pela crítica pelo fato de mostrar o impacto cruel que as guerras têm sobre a inocência das crianças que são utilizadas como soldados.

Apesar do grande orçamento de 6 milhões de dólares, o filme arrecadou apenas 90.777 dólares de bilheteria.

6º – O último Samurai

6º - O último Samurai
6º – O último Samurai

Chegamos ao TOP 5 e um clássico está na quinta colocação, ele é o último Samurai. Neste filme, O veterano coronel Nathan Algren (Tom Cruise) após voltar da guerra, é convidado para participar de um treinamento do exército japonês.

Durante o desenvolvimento da história, ele vai ganhando força mental, espiritual e física. Pronto para a guerra que vier, capitão Nathan adquire conhecimento nas artes marciais.

Não demora muito para Nathan, através do seu vasto treinamento militar, perceber que o exército japonês, não estava preparado para a batalha.

E quando participava do combate com os samurais, viu seu comandante, coronel Bargley, se acovardar e fugir.

O clímax do filme ocorre na hora que Nathan, com o senso de honra mais sensível do que antes, vai à frente da batalha, mesmo correndo o risco de morrer.

É preso pelos samurais que, impressionados com sua bravura, ensinam seu modo de luta e o transformam em um grande samurai.

É evidente a luta interna que Nathan tem dentro de si, a duras penas, teve que abrir mão de seu patriotismo americano e se render a filosofia samurai.

Com arte de fotografia, paisagens e roupas orientais deslumbrantes, o último samurai, encher os olhos sua história de superação e cenário cativante.

  • Lançamento: 2003
  • Atores principais: Tom Cruise e Ken Watanabe
  • Crítica: comparado a um épico literário inesquecível

5º – O resgate do soldado Ryan

5º - O resgate do soldado Ryan
5º – O resgate do soldado Ryan

O filme conta a batalha sangrenta do capitão John H. Miller, interpretado por Tom Hanks e sua tropa de soldados em Normandia, França.

A missão era resgatar James Francis Ryan, paraquedista. Último sobrevivente de quatro irmãos militares que foi deixado em uma região completamente desconhecida.

A adrenalina aumenta à medida que o capitão e soldados avançam tendo que enfrentar o maior inimigo, o medo. Arriscar a própria vida procurando o objetivo da missão, resgatar o soldado.

Quando o encontraram, o capitão Miller, enfrentou o maior dilema de sua vida, a invés de resolver o problema, acabou arrumando mais um.

Ryan, tomado de patriotismo, se recusou a deixar a batalha sem antes lutar. A partir a sorte foi lançada para todo o pelo pelotão. Entre muitas baixas com mortes e cenas de tirar o fôlego.

O filme termina com o capitão Miller se despedindo, com um incentivo ao soldado Ryan. Para avançar com as tropas americanas e vencer a batalha, fazendo assim, uma homenagem póstuma.

  • Lançamento: 1998
  • Atores principais: Tom Hanks e Matt Damon
  • Crítica: Fizeram jus aos cincos Oscar que o filme ganhou da academia de cinema. Também premiado pelo público com a maior bilheteria dos Estados unidos e segunda no mundo.

4º – Bastardos inglórios

4º - Bastardos inglórios
4º – Bastardos inglórios

O filme conta como o tenente Aldo Rain (Brad Pitt) e seus companheiros judeus, formando uma tropa cruel mataria qualquer custo, a maior quantidade de alemães possíveis.

O Tenente e seu pequeno exército de seriais kiler incumbidos de realizar carnificina, planejaram escolher um evento digno de tragédia grega.

A estreia de um filme em cinema homenageando um nazista egocêntrico seria uma oportunidade em forma de presente para o extermínio do alemães.

Que além de matar seu principal inimigo Hans Landa, levaria junto Adolf Hitler. Mas Landa não era caçado somente por Rain.

Shosanna Dreyfus, dona do cinema em questão, após ver sua família sendo exterminada por Hans Landa, vai aproveitar para queimá-los juntos com os rolos de filmes.

Entre encontros programados para morte e desconfianças à parte, Shosanna não consegue sua vingança sendo morta a tiros.

Os soldados judeus morrem no tiroteio e por fim, Hans Landa morre com uma suástica cravada na testa pelo tenente Rain.

Muitas cenas de provocação, violência torturante como o escalpo são de fechar os olhos e ligações perigosas entre os personagens que dão medo.

  • Lançamento: 2009
  • Atores principais: Brad Pitt e Diane Kruguer
  • Crítica: Aclamado até hoje pela qualidade e com uma bilheteria invejável mesmo sendo um tema tão comum.

3º – Pearl Harbor

3º - Pearl Harbor
3º – Pearl Harbor

Um dos clássicos do cinema de guerra, conta a história do estopim que deu início ao ingresso dos Estados Unidos na segunda guerra mundial. A base naval de Pearl Harbor foi o princípio de tudo.

Dois amigos de infância, Rafe Mckawley (Ben Affleck) e Danny Walker (Josh Hartner) que dividem o mesmo sonho. Querem se tornar pilotos de caça.

Rafe se oferece para lutar na Inglaterra mas, pede para seu amigo, Danny ficar nos Estados Unidos e cuidar de sua amada, Evelyn.

Rafe é considerado morto em combate logo após Evelyn e Danny serem transferidos para o Hawai. E começam um namoro. Como uma fênix renascendo das cinzas, Rafe reaparece e com o orgulho ferido, briga com Danny por causa de Evelyn.

Depois voltando vitoriosos de Pearl harbor, são convocados para uma missão secreta. Onde Danny é preso e morto pelos japoneses.

A Rafe só restou um recomeço com um passado heroico e traumatizante, agora criarão juntos o filho que ela concebeu do combatente morto, Danny.

  • Lançamento: 2001
  • Atores principais: Ben affleck e Josh Hartner
  • Crítica: Comparado a uma continuação camuflada do filme Armagedon. Apesar de tal comparação como apenas mais um filme de entretenimento, quem viu o filme, recomenda para quem ainda não assistiu como sendo ótimo.

2º – A lista de Schindler

2º - A lista de Schindler
2º – A lista de Schindler

Um magnifico filme não poderia estar de fora do TOP MAIZ, A lista de Schindler mesmo sendo de 1993 é uma obra de arte nas telas, é um clássico e não poderia ter outra posição nessa lista.

O filme retrata a trajetória de Oskar Schindler que foi Interpretado com louvor pelo ator Liam Neeson.

Ele foi um empresário alemão, que além de atuar na indústria, também tinha responsabilidade de ser espião e membro do partido Nazi.

Com esse currículo impecável, digno de espião, era de esperar que ele seria no mínimo, um articulador sanguinário, sádico sem escrúpulos. Mas sua índole e fama mudaram quando ele jogou seu título de oportunista para o alto e abraçou por inteiro a causa de salvar 1.200 alemães da morte no holocausto.

Sua fábrica na Polônia, que produzia armamento em plena II guerra mundial e também esmaltes. Isso foi o álibi e ferramenta perfeita para a salvação dos judeus quando os contratou durante as execuções dos presos.

No filme o clima de suspense e desespero silenciosos irão prender a atenção dos telespectadores. A grande expectativa é que Oskar Schindler consiga livrar seus empregados das mãos do louco Hitler.

Lançado em 1993, pelo então diretor Spielberg, a Lista de Schindler foi estrelado por Liam Neeson que também atuou em Star Wars em 1999 e Ben Kingsley do filme os 10 mandamentos de 1995.

Mais de 250 milhões de pessoas assistiram e a crítica assinou em baixo como uma obra que foi interpretada, filmada e dirigida com a maestria que o drama e o contexto histórico exigiam.

1º – Dunkirk

1º - Dunkirk
1º – Dunkirk

Filme britânico de 2017, coproduzido e dirigido por Christopher Nolan, conta sobre a operação de dínamo, que ocorreu na segunda guerra mundial.

Estrelado por estrelado por Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney, Jack Lowden, Harry Styles, Aneurin Barnard, James D’Arcy, Barry Keoghan, Kenneth Branagh, Cillian Murphy, Mark Rylance e Tom Hardy.

Uma operação realizada pelo reino unido e tinha como objetivo resgatar 400 soldados que foram cercados pelos nazistas na praia de Dunquerque na França.

O longa metragem é uma coprodução feito pelos britânicos, americanos, franceses e holandeses.

As falas são poucas visando trazer a imagem como aliada da trama. O filme foi um sucesso comercial e arrecadou em seu primeiro final de semana mais de 50 milhões de dólares.

Recebeu 190 indicações de prêmio e se tornou o mais lucrativo filme de guerra da história. E venceu três Oscar, de melhor edição, som e mixagem.

Esses são os 30 melhores filmes de guerra do Plugadus, compartilhe em suas redes socais e de sua opinião sobre esses incríveis filmes! Bom divertimento!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios